top of page

Combustível usado em aviões pode estar adulterado

Suspeitas de combustível de aviação (AVGAS) começaram a ser divulgados por pilotos por meio vídeos nas redes sociais, como mostra a reportagem da TV Record exibida no dia 11 de julho de 2020. Isso levou a mobilização de associações e do professor Dr. Georges Ferreira sobre o assunto. O risco para à segurança operacional é eminente.

Segundo dados da ANP (2020), desde dezembro de 2018 esse combustível consumido no Brasil é importado dos Estados Unidos. E desde abril de 2017, o único fornecedor do combustível é a Petrobrás. Após a entrada do combustível no país ocorre desde setembro de 2019 pelo Porto de Suape (Ipojuca-PE) e a última importação foi em fevereiro de 2020 (92,356 mil m³). Do porto o transporte vai para as 5 distribuidoras e em 12 cidades com bases autorizadas, essas são a AIR BP Brasil, AIR BP PETROBAHIA, GRAN PETRO, RAIZEN COMBUSTÍVEIS S.A. e REDE SOL FUEL DISTRIBUIDORA S/A. A Figura 1 mostra o percentual de mercado das distribuidoras no mês de maio de 2020.

Porcentagem de mercado das distribuidoras de combustível de aviação (QAV)

Figura 1 - Porcentagem de mercado das distribuidoras de combustível em maio de 2020.

Além dessa recente crise, que pode levar a paralisação de toda a frota de aeronaves à pistão do país, lembramos que os preços altos e a falta de uma rede de revendedores em todos os Estados, prejudica o desenvolvimento da aviação regional. E é essa aviação que tem mantido a conectividade do país após a paralisação da aviação comercial com à crise do COVID-19. A precária infraestrutura de transporte do Brasil, tanto de rodovias, ferrovias e hidrovias, faz da aviação geral, principalmente aos operadores que utilizam aeronaves à pistão, chegarem no interior do Brasil, levando a movimentação da economia, atendimento da saúde dessa população e outros.

Para ter acesso completo ao nosso Parecer do Mercado de Combustível de Aviação no Brasil, atualizado sobre a suspeita de contaminação, entre em contato com a Embarque Tec Desenvolvimento de Negócios em Aviação pelo e-mail comercial@embarquetec.com.br.

Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Search By Tags
bottom of page