top of page

Drones. O futuro chegou.

Drones. O futuro chegou. Caso as autoridades não atuem no sentido de regulamentar as diversas atividades que performam, os prejuízos ao país, serão consideráveis.

Entrevista concedida ao programa Fórum - TV Justiça


Sinopse: Os drones estão se tornando populares, mas o uso precisa ser regulamentado


Programação

| 17/10/2016 - 12:57


Em uma enorme lavoura de milho no interior de Goiás, um produtor rural vai inspecionar a plantação. Empunha um controle remoto e assiste, de dentro da cabine do carro, às imagens enviadas por um drone. O aparelho de pouco mais de dez quilos cobre a lavoura inteira. Para, volta, desce, sobe. Faz as manobras que o agricultor quiser. Em poucos minutos, ele tem um panorama completo do que queria. Pelo monitor, ele consegue enxergar o ataque de alguma praga, ver o início de uma doença e, com isso, economizar muito dinheiro que teria de ser aplicado na compra de algum pesticida ou herbicida. Economizou tempo também. Se antes o trabalho era feito em cima de um trator, o drone acelerou o processo. A história narrada acima não é ficção. Acontece todos os dias, em Goiás ou em outro estado do país. Em uma plantação de milho ou de qualquer outro grão. Além do uso na agricultura, o drone é moda no monitoramento de linhas de transmissão de energia, fiscalização e monitoramento ambiental, mapeamento, acompanhamento de projetos de construção e muitos outros segmentos. Hoje, em relação à legislação, o drone é considerado um aeromodelo, segundo uma Portaria da Agência Nacional de Aviação de 1999. Mas ainda faltam detalhes do uso. Algumas perguntas necessitam de respostas. Por exemplo: se é um aeromodelo, um menor de idade pode operar? O drone pode ser usado em ambiente fechado? Para fins comerciais, há de se pagar algum tipo de imposto? Há uma velocidade máxima? Uma altura máxima? Quem fiscaliza o uso? Há um tipo de drone específico e obrigatório para cada tipo de atividade? Essas dúvidas devem ser tiradas na regulamentação.

O assunto está na pauta desta semana do Fórum. Conversamos com o advogado especialista em Direito Aeronáutico Georges Ferreira e com o engenheiro Cartográfico e espe

cialista no mercado de drones Emerson Graneman. O programa está imperdível. Não perca. Exibições: Inédito: 15/10, às 12h30. Reapresentações: 16/10, às 12h30; 17/10, às 12h; 18/10, às 18h; 19/10, às 12h; 20/10, às 12h30; e 21/10, às 18h.

Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Search By Tags
bottom of page